Relatório Técnico


1 - Conceito e Estrutura Formal Básica
  
     O relatório é o texto técnico que apresenta o relato de fatos ou atividades desenvolvidas, podendo existir vários tipos de relatórios.
  • Quanto ao número de signatários – Individual ou Coletivo;
  • Quanto à periodicidade – Periódico ou Eventual;
  • Quanto à finalidade – Pesquisa, Estágio, Visita Técnica, Serviços Técnicos, Atividades Administrativas etc.
 O relatório Técnico (Ciêntifico) é o texto que apresenta os resultados de uma atividade científica, historiando o seu desenvolvimento, com a descrição detalhada das atividades realizadas e a apreciação dos resultados obtidos.
O relatório é composto por partes distintas, que atendem a várias finalidades e tipos de relatórios, não existindo uma estrutura única e rígida para este tipo de texto. Por este motivo é necessário que cada instituição estabeleça um modelo de relatório que atenda à finalidade que se pretende.
O que existe é uma estrutura básica que norteia este tipo de correspondência, isto é, existem partes que são obrigatórias  e outras opcionais.

1.1- A apresentação
  • Cabeçalho: Instituição, Empresa, Lugar e data;
  • Remetente: Identificação do autor do relatório;
  • Destinatário: Identificação do recebedor e finalidade da elaboração;
  • Assunto: Síntese do conteúdo.
1.2- O texto
  •  A apresentação dos fatos;
  • O relato dos fatos;
  • A apreciação dos fatos.
1.3-  A discussão
1.4-  Assinatura (Autor do relatório)


ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A REAÇÃO DO RELATÓRIO TÉCNICO


1° - Quanto à pessoa gramatical - Impessoalidade do discurso ciêntifico 

                O texto do relatório constitui-se numa narrativa não literária e científica, por isto, o autor deve assumir o ponto de vista objetivo diante dos fatos, relatando os fatos de forma imparcial. Deste modo, os fatos nunca devem ser relatados na 1ª pessoa do singular. Mas, na 3ª pessoa do singular, garantindo , assim, a impessoalidade no texto. 
                 A 1ª pessoa do plural tabém é aceita, porém devemos ter o cuidado em manter a consistência do uso da pessoa gramatical durante todo o relatório. Ao optarmos pela pessoa gramatical devemos mantê-la até o final do relatório.

Ex.: Errado - "No dia xx, realizei uma visita ao setor de embalagens (...)".
Ex.: Certo   - "No dia xx, realizou-se uma visita ao setor de embalagens (...)".

2º - Quanto ao tempo verbal

                 O relatório consiste na descrição objetiva de fatos, acontecimentos ou atividades já realizadas. Portanto, o tempo verbal a ser empregado é o pretérito perfeito. Porém, quando definições, explicações ou conceitos são introduzidos no relato devem estar no tempo presente.

Ex.: "No dia xx, realizou-se uma  aula prática sobre branqueamento. O branqueamento pertence as operações unitárias e consiste no clareamento e amolecimento dos tecidos vegetais (...)".

3º - Quanto à precisão dos termos

A) Sempre especificar as datas:

Ex.: Errado - "Na aula de ontem, realizou-se uma aula prática (...)". (Quando foi ontem? Quando foi quinta feira passada?)
Ex.: Certo   - "No dia 18 de outubro de 2011, realizou-se uma aula prática (...)".

B) Especificar os locais:

Ex.: "No dia 18 de outubro de 2011, realizou-se uma aula prática  de branqueamento, no setor de frutas e hortaliças, situado na Escola Estadual de Ensino Profissional - E.E.EP. Dep. José Maria Melo, na cidade de Guaraciaba do Norte - CE".



C) Especificar siglas:

Ex.:  Errado  -  "(...) Na E.E.EP. no setor de frutas e hortaliças, realizou-se uma aula prática (...)".
Ex.: Certo  - "(...) Na Escola Estadual de Ensino Profissional - E.E.E.P. no setor de frutas e hortaliças, realizou-se uma aularpática (...)".

D) Expressar numerais ORDINAIS e CARDINAIS:

Ex.: "Foram embalados três tipos de Queijos (...)".
        "Foram coletados 3 litros de leite (...)".

E) Evitar expressões vagas:

Ex.:  Errado  -  "Mais ou menos 300m."
Ex.:  Certo    -  "Aproximadamente 300m."


4º - Quanto à linguagem

A) Sempre estruturar a liguagem em forma de texte, nunca em forma de tópicos ou esquemas.

Ex. Procedimentos: "Recepção > Plataforma de recepção de leite".
                                "Leite > O mais indicado é o desnatado".
      
B) Não utilizar a linguagem figurada:

Ex.:  Errado  -  "O microscópio dirá se existe vermes" (O microscópio não fala, portanto não pode dizer nada). 
Ex.:  Certo    -  "A Existencia de vermes foi constatada pela obsevação microscópica".


C) Não fazer uso de pleonasmos:

Ex.: "A aula prática praticada (...)".

D)  Não construir enunciados com os termos na ordem inversa:

Ex.:  Errado  -  "Vantagens outras da pasteurização".
Ex.:  Certo    -  "Outras vantagens da pasteurização".
  
E) Não abreviar palavras:

Ex.:  Errado  -  " p/ ; c/ ; qud. ".
Ex.:  Certo    -  " Para; Com; Quando".

Fonte: Disciplina de Redação Técnica, Curso de Bacharelado em Agroindústria da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Profª. Luciana Cardoso Amaral Gama.